31/01/10

Centenário da República - 31 de Janeiro de 1891

Começaram hoje, no Porto, as comemorações do centenário da República numa data que coincide com a “Intentona de Golpe Republicano", ocorrida no Porto a 31 de Janeiro de 1891.
A revolução de 31 de Janeiro de 1891
A revolução rebentou no Porto, na madrugada do último dia de Janeiro, com a saída do quartel de várias unidades militares que ocuparam vários pontos importantes da cidade, incluindo os Paços do Concelho, onde chegou a ser proclamada a República e arvorada uma bandeira vermelha com enfeites azuis. Algumas horas depois, os militares sublevados foram obrigados a renderem-se à guarda municipal. Os historiadores não têm muitas dúvidas sobre a importância deste golpe, porque contribuiu para que a Monarquia percebesse, pela primeira vez, que os republicanos não se resumiam a um grupo de intelectuais. Os verdadeiros defensores da República acreditaram que a Monarquia começava a ter os seus dias contados.
A partir de 31 de Janeiro de 1891 foram suspensos vários jornais republicanos, encerrados centros republicanos e as suas escolas e as principais figuras do republicanismo começaram a ser vigiadas, acabando algumas por serem presas. O próprio Partido Republicano passou a funcionar de uma forma, praticamente, clandestina.

Sem comentários: