28/01/10

Para que a memória não se apague...

Lembrar Auschwitz

Comemorou-se ontem, dia 27 de Janeiro, o 65.º aniversário da libertação do campo de Auschwitz-Birkenau. Nesse dia, 7 mil sobreviventes foram libertados. Mais de um milhão de pessoas morreram nas câmaras de gás, cujos vestígios  podem ainda ser vistos no local.  Anne Frank foi deportada com a família para Aushwitz e transferida para Bergen-Belsen onde morreu.

Já leste "O Rapaz do Pijama às Riscas", de Jonh Boyne, o livro que nos leva ao terrível mundo do holocausto nazi? Aqui tens um resumo da história:
Um dia, ao regressar da escola, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo… LÊ o LIVRO! Podes requisitá-lo no CRE.

Em 2007, o realizador Mark Herman adaptou ao cinema  a obra de Jonh Boyne, narrando os repetidos e secretos encontros de Bruno com Shmuel no campo de concentração nazi  que  acabam  numa amizade com consequências devastadoras e inesperadas. Podes ver aqui o trailer legendado em português.

Sem comentários: